- Não se despreza documentos oficiais ou fontes fidedignas para garantir a credibilidade; em matéria de História jamais poderá prevalecer à lei do menor esforço, o que hoje é uma verdade amanhã pode ser contestada.

A busca por fatos, informações, a pesquisa, reconhecer a qualidade no esforço e trabalho de terceiros, transformam o resultado em um caminho instigante e incansável na busca pela verdade.

Dividir estas informações e aceitar as críticas é uma dádiva para o pesquisador.

Este blog esta sempre em crescimento, qualquer texto, informação, imagem colocada indevidamente, dúvida ou inconsistência na informação, por favor, me comunique, e aproveito para pedir desculpas pelo inconveniente.

(Consulte a relação bibliográfica).

jpmulller@gmail.com

Bem Vindo

terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Rua Felipe Schmidt

Valorizando Santa Catarina, sua História e sua Gente
1912

Rua Felipe Schmidt
Saudade é para isto, - Lembrar.

- Rua Felipe Schmidt - antiga Rua da República, Rua do Senado, Rua Bela do Senado, Rua Bela, Rua dos Moinhos de Vento, Largo do Fagundes, Fonte da Carioca, Rua da Fonte do Ramos.

“A cidade passa por ali”.

É importante separar a rua em três partes:
- A primeira quadra, entre a Praça 15 de Novembro e a Rua Trajano,
- A segunda quadra, entre a Rua Trajano e a Rua Jerônimo Coelho,
- A terceira quadra, da Rua Jerônimo Coelho até o final, nas proximidades da Ponte
Hercílio Luz, onde havia o antigo bairro do Estreito, na parte insular.

- São três ruas diferentes e foi sempre assim, desde o século XIX, quando Florianópolis começou a crescer no sentido Oeste.
Sua origem remonta ao século XVIII, embora tivesse pequena extensão, indo até as imediações da atual Praça Pio XII, onde está hoje o estacionamento subterrâneo, ao lado das Lojas Americanas.

O primeiro nome registrado Rua Felipe Schmidt, conforme o historiador Oswaldo Rodrigues Cabral:
- “Rua da Fonte do Ramos”, numa referência à fonte de água que brotava no local,
- Depois chamado de Fonte da Carioca e Largo Fagundes.
- Rua dos Moinhos de Vento por causa dos moinhos de beneficiamento de arroz que os açorianos mantinham na região.
A esse nome seguiu-se:
- Rua Bela (1817),
- Rua Bela do Senado (1865),
- Rua do Senado e
- Rua da República (1889).
- Rua Felipe Schmidt seria uma homenagem ao governador catarinense que, na década de 1910 do século XX conseguiu resolver “a velha questão de limites com o Paraná” (segundo Cabral).

- Embora a Rua Conselheiro Mafra, por causa do seu comércio atuante, tenha sido a mais importante da capital até o início do século XX, mais tarde a Rua Felipe Schmidt acabou se transformando na principal rua da cidade.
Não só principal, mas também a mais charmosa, elegante, freqüentada e observada.

- Até a década de 1920, a Rua Felipe Schmidt conservava seus traços arquitetônicos, tipicamente coloniais.

- Em 1926, foi inaugurada a Ponte Hercílio Luz, que daria um novo perfil urbano para a capital, tirando a Ilha de Santa Catarina do isolamento em que se encontrava até aquele ano.
A Rua Felipe Schmidt passou a ser, então, a principal via de acesso do centro da cidade até a ponte, uma vez que o principal obstáculo – o Cemitério Municipal – havia sido removido um ano antes.
A cidade crescia, aumentava o número de automóveis e era preciso prepará-la para os anos seguintes.
Por este motivo, o então prefeito Mauro Ramos decidiu pelo alargamento da via, que até então mantinha as características originais, equivalentes à Rua Tiradentes e Rua Fernando Machado de hoje.

- No ano de 1928, o registro do pesquisador Adolfo Nicolich, em seu livro “Ruas de Florianópolis”, aponta como o início das obras que poriam abaixo uma quantidade não identificada de casas térreas e sobrados típicos da arquitetura portuguesa e açoriana. Vários cortes alteraram seu perfil, a rua foi alargada o que provocou uma modernização edilícia, afastando-a de sua velha aparência colonial.
Os prédios mais antigos tiveram de ser demolidos, ao exigir-se um recuo; outros tiveram suas fachadas reformadas, adotando uma decoração eclética. Alguns especialmente construídos por grandes e tradicionais firmas comerciais da cidade passaram a adotar linhas similares, caracterizando visual próprio da empresa. Tais prédios podem ser observados ainda hoje.

- A partir de 1976, acontece a segunda grande transformação da Rua Felipe Schmidt, quando foi concluído o Calçadão da Felipe em pedra portuguesa (petit pavê) uma decisão do então prefeito Esperidião Amin, inspirada no modelo de Curitiba. Esperidião Amin previu a explosão populacional da cidade e, após estudos técnicos, determinou o fim do reinado do automóvel, no trecho entre a Praça 15 de Novembro e a Rua Álvaro de Carvalho. Até porque, àquela altura, com a inauguração da segunda ponte – a Colombo Salles –, o uso da Rua Felipe Schmidt como via de acesso à Ponte Hercílio Luz perdera importância.

- No início dos anos 1970, eram comuns os engarrafamentos que iam justamente da Praça XV de Novembro até a ponte, por causa do volume de tráfego.

- Até os anos 1980 a Capital ainda respirava o clima de Província e não havia sido inteiramente invadida. Passar pela Rua Felipe Schmidt significava saber das últimas, conferir se alguém morreu, palpitar sobre quem ganharia a eleição, falar mal da vida alheia, pois falar bem eram poucos.

No Senado da Figueira se decidem os destinos do Mundo.
E o Senador, vitalício, rodeado de sua corte, dá audiências e pontifica.

Lendas Urbanas da Felipe Schmidt

A Rua Felipe Schmidt, como centro de fofocas e falatório, foi sempre palco de histórias bem e outras mal contadas. Entre as lendas do lugar, resgatamos:

Adolfo o Flanelinha
Aderbal Ramos da Silva era governador do Estado (1946-1950) e, apesar da pompa do cargo, às vezes deixava seu carro estacionado nas imediações do Senadinho. Adolfo, guardador de carros – o “flanelinha” da época – percebeu quando aquele homem severo aproximava-se do veículo, com as chaves na mão, pronto para abri-lo.
“Um momento”, gritou Adolfo.
O governador virou-se e viu o pobre coitado ao seu lado, em atitude intimidatória.
“O que foi?”.
O guardador não se fez de rogado e lascou:
“Este carro é meu”.
Aderbal entrou no jogo.
“Ah, é seu? Quer vender?”.
Ao que Adolfo assentiu positivamente com a cabeça.
 “Quanto é que você quer por ele?”.
O rapaz estipulou um preço, equivalente a R$ 1 na moeda de hoje.
Aderbal pôs a mão no bolso, catou umas moedas e “comprou” a liberdade do seu próprio carro.
O guardador, que não batia muito bem da bola, vivia se atritando com os donos dos carros e também com um guarda de trânsito, o Marrequinha.

Marrequinha
O Marrequinha é figura folclórica da região central da cidade. Era o guarda aparecer para multar os automóveis estacionados irregularmente que Adolfo punha-se a discutir, autonomeando-se proprietário dos veículos. As discussões entre os dois eram célebres e chamavam a atenção de todos os que freqüentavam o Senadinho.

A Orelha do Cals
O episódio da Novembrada (30 de novembro de 1979) começou na Praça XV de Novembro, em frente ao Palácio Rosado (atual Cruz e Sousa) e terminou na Rua Felipe Schmidt, nas imediações do Ponto Chic.
A assessoria do presidente da República João Figueiredo, que errou em tudo naquele dia, previu uma descida do general à praça, onde inauguraria uma placa em homenagem ao ex-presidente Floriano Peixoto, seguindo depois para o Senadinho, onde a comitiva provaria o tradicional cafezinho e entraria para a história da instituição. Com a confusão armada na praça, populares destruíram a placa que lembrava o marechal que mandou matar mais de 100 desterrenses em 1893.
A fúria prosseguiu pelo Calçadão da Felipe, onde a segurança fazia de tudo para deter os rebeldes, protegendo Figueiredo e seu staff. Entre os acompanhantes do general estava o ministro das Comunicações, Cesar Cals. Atingido por um tapaço na orelha, supostamente desferido por um motorista de táxi, Cesar Cals foi ao chão.
Segundo a lenda, foi o único do grupo presidencial que sofreu alguma agressão física.

As Meninas do Coração
A Rua Felipe Schmidt foi nos anos 1940 e 1950, a rua do “Footing”, o tradicional passeio dominical das moças solteiras, que faziam o trajeto entre a Praça XV de Novembro e a esquina com a Rua Trajano várias vezes.
“Elas vinham e voltavam”, lembra Aldírio Simões, “despertando idéias românticas e sensuais nos rapazes que circulavam durante as tardes, depois das vesperais dos cinemas Roxy e Ritz”.
Nos anos 1960 e 1970, o “Footing” já não existia, e a aglomeração masculina nas esquinas da Rua Felipe Schmidt se dava por outra razão, especialmente nos dias de vento sul: assistir a passagem das estudantes do Coração de Jesus, até então um colégio exclusivamente feminino. Elas usavam saias beges plissadas que, ao sabor do vento intruso, às vezes subiam à cabeça, causando furor generalizado entre os rapazes.
Por causa do “Footing” e das meninas do Coração a Rua Felipe Schmidt foi considerada, durante muitos anos, a “rua da paquera”, num tempo em que não havia os shoppings, nem a Avenida Beira-Mar e pouca gente tinha carro para freqüentar as praias de Coqueiros, muito menos Canasvieiras.

As Figuras
O cronista da cidade, Beto Stodieck,
O senador Alcides Hermógenes Vieira, que freqüentavam a esquina da Rua Felipe Schmidt com a Rua Deodoro.
O ritual era pedir a bênção habitual à Ciloca, filha do ex-governador Hercílio Luz, no Cartório Luz.

O Senador
Alcides Hermógenes Vieira, elegante, impecável em seus ternos de linho branco, foi o personagem mais importante da história do Ponto Chic, ainda que pelo café tenham passado presidentes e candidatos a presidente da República. Conhecido como “Senador”, funcionário público, gozador emérito, entrou para a galeria dos tipos inesquecíveis da Rua Felipe Schmidt e adjacências pela irreverência com que abordava os mais diversos temas.
Entre seus companheiros prediletos dos últimos anos estavam o jornalista José Hamilton Martinelli, Hercília Catarina da Luz (filha de Hercílio Luz e dona do Cartório Luz), Cláudio Morais, entre outros.
Com José Hamilton Martinelli (Martina) difundiu algumas das melhores histórias do folclore ilhéu.

Lurdes da Loteria
“Vai um bilhete da Federal, engenheiro agrônomo?”.
No outro dia, o mesmo personagem abordado poderia ser médico, deputado, jornalista, qualquer coisa que viesse à cabeça de Lurdes da Loteria, uma personagem inesquecível da Rua Felipe Schmidt, ao longo de mais de 20 anos.
Sempre bem vestida, séria, muitas vezes com uma renda prendendo o cabelo – o que lhe dava a aparência de uma evangélica ortodoxa –, Lurdes vendeu seus bilhetes para anônimos passantes, políticos, empresários, sem que se saiba se alguém, algum dia conseguiu um “grande prêmio”.
A vendedora morreu vítima do incêndio de sua casa de madeira.

O Homem do Globo
Nos anos 1960 e 1970, outra figura que circulava pela Felipe Schmidt, sempre vestido de macacão azul, cigarro no canto da boca, era Ademar, o “Homem do Globo”. Seu grito:
“O Glooobôôô!!!”, era inteiramente integrado à paisagem humana do lugar, num tempo em que a leitura do jornal carioca era considerada fundamental para a atualização dos ilhéus, fato que justificava por inteiro a existência de um jornaleiro exclusivo.

Curiosidades da Felipe, - a Rua:

- A Igreja de São Francisco, na esquina com a Rua Deodoro, é o prédio mais antigo da Rua Felipe Schmidt, inaugurado em 1815. Nos fundos da igreja, ficava o cemitério da irmandade que administrava o templo católico. O cemitério foi desativado no século XIX.

- Para Aderbal Ramos da Silva construir o Edifício do ARS foi demolido os casarões que existiam nas ruas Felipe Schmidt, Jerônimo Coelho, Deodoro e Conselheiro Mafra. Alguns desses imóveis eram de propriedade da Hoepcke.

- O Lux Hotel foi construído por volta de 1945, constituindo-se em um dos mais importantes estabelecimentos do gênero em Florianópolis, abrigando políticos e outras personalidades que visitavam a capital.
Em seu térreo instalou-se o Café Ponto Chic, cujo proprietário mantinha o Café Quidoca, num sobrado ao lado.

- A Confeitaria do Chiquinho ficava em frente ao Hotel Lux, cujo prédio durante muitos anos abrigou a Lojas Arapuã e foi restaurado recentemente pela Livrarias Catarinense. O Chiquinho era um dos pontos de encontro mais imponentes de Florianópolis, famoso pela qualidade de seus quitutes.

- A Rua Felipe Schmidt já teve seu cinema, na época dos filmes mudos acompanhados por orquestra, a nata da sociedade florianopolitana freqüentava a casa, que não foi construído como prédio de cinema, o Cine Lido esquina com a Rua Trajano, sobre a Confeitaria Chiquinho.

- Próximo ao Largo Fagundes, hoje Praça Pio XII, havia uma casa noturna chamada Hemorragia, onde muitos homens dos anos 1950 faziam suas “despedidas de solteiro”, naturalmente que muito bem acompanhados pelas meninas da boate.

- Um pouco acima, próximo à esquina com a Rua Bento Gonçalves, funcionou durante alguns anos a Boate Paineiras, que reunia a juventude dos anos 1970.

- Entre os bares, destacavam-se o Alvorada, reduto da boêmia que existiu até a década de 1970, e o Nipon, uma pastelaria que oferecia a antológica “cachamel”, uma caipirinha de mel servida em copos do tipo “martelinho”.

- O Café Nacional, na primeira quadra, era conhecido como o “café dos políticos” nos anos 1950.

- Duas emissoras de rádio funcionaram durante anos na Rua Felipe Schmidt:
Rádio Diário da Manhã, no edifício Comasa, e 
Rádio Santa Catarina, no edifício Zahia.

- Quando morria alguém conhecido, os amigos pregavam um aviso na parede de mármore do Ponto Chic. A tradição se manteve até poucos anos.

- No final da Rua Felipe Schmidt, que era a saída da cidade, funcionou durante décadas um dos “primeiros postos de gasolina” da cidade, ao lado do mais tradicional restaurante de Florianópolis, o Lindacap, destruído por um incêndio na década de 1990 e reconstruído.

- Na década de 1930, havia a Livraria Central, quando houve o alargamento da Rua Felipe Schmidt e era de propriedade de Alberto Entres.
A atual Livraria Record, existente na esquina com a Trajano, é o único estabelecimento da rua que mantém sua atividade original.

Texto adaptado de Carlos Damião
Publicado em A Notícia (AN Capital), outubro de 2002

2 comentários:

  1. Acabo de chegar ao seu blog> Fiquei fã!
    Parabéns. Estarei te seguindo....
    Abraços

    ResponderExcluir
  2. Muito interessantes os dados. Como ex-funcionária da Agência Nacional/EBN/Radiobrás lembro muito bem de alguns "miúdos" da novembrada. Lamento, não só nas tuas reminiscências, a ausência de qualquer citação ao Roda Bar... Era um reduto muito bom.. na Trajano.
    Um abração

    ResponderExcluir