- Não se despreza documentos oficiais ou fontes fidedignas para garantir a credibilidade; em matéria de História jamais poderá prevalecer à lei do menor esforço, o que hoje é uma verdade amanhã pode ser contestada.

A busca por fatos, informações, a pesquisa, reconhecer a qualidade no esforço e trabalho de terceiros, transformam o resultado em um caminho instigante e incansável na busca pela verdade.

Dividir estas informações e aceitar as críticas é uma dádiva para o pesquisador.

Este blog esta sempre em crescimento, qualquer texto, informação, imagem colocada indevidamente, dúvida ou inconsistência na informação, por favor, me comunique, e aproveito para pedir desculpas pelo inconveniente.

(Consulte a relação bibliográfica).

jpmulller@gmail.com

Bem Vindo

terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Modais Viários - Em Montagem


Terminais de Ônibus de Florianópolis

1902

1905

1930

1933

1940

1980

Cais Rita Maria
- Junto ao Cais Rita Maria, antes da construção da ponte Hercílio Luz, para ir ou voltar do continente era necessário embarcar no vapor e navios para fazer o traslado, na chagada nos dois lados outros veículos faziam o transporte para deslocamento das pessoas, século XIX e início do XX.

Cais Miramar e Praça Fernando Machado
- Foi o primeiro local utilizado como terminal urbano para bondes (puxados por mulas), ônibus e os carros a cavalos, na primeira metade do século XX.

Terminal do Largo dos Fagundes
- Terminal urbano na atual Praça Pio XII.

Terminal Urbano do Palácio do Governo
- Para as linhas intermunicipais, dos municípios de Palhoça, Santo Amaro da Imperatriz, Rancho Queimado e Angelina, ao lado do antigo Palácio do Governo.

Terminal Urbano Cidade de Florianópolis
- Terminal utilizado para as linhas municipais de Florianópolis, Sul, Leste, Oeste da Ilha, e Sul e Norte dos bairros do Continente.
Atualmente é utilizado para algumas linhas de São José, Biguaçú, e todas as linhas de Santo Amaro da Imperatriz.

Terminal Urbano do Mercado
- Terminal utilizado para as linhas do Norte da Ilha, município de São José e Palhoça.

Terminal Urbano provisório
- No estacionamento do terminal Rita Maria, durante a reforma na década de 1990 do Terminal Mercado.

Terminal Urbano junto ao Parque do Aterro
- Terminal utilizado para as linhas dos municípios de São José e Biguaçú.

Terminal TICEN
- Terminal Integrado Centro, construído em (...) dentro do sistema integrado de transporte, localizado no parque do aterro, ao lado do Terminal Rita Maria.
Os Terminais de Ônibus são padronizados, bilhetagem eletrônica, sem tarifa única, com toda a estrutura de apoio e serviços, proporcionando conforto e qualidade aos passageiros. O sistema integrado não funciona totalmente como idealizado e existem estações de transbordo desativadas.
Atualmente é utilizado por todas as linhas municipais de Florianópolis e algumas linhas intermunicipais de São José, Biguaçú, Palhoça.

Terminais Integrados nos Bairros:
- Saco dos Limões – Sul da Ilha
- Rio Tavares – Sul da Ilha
- Lagoa da Conceição – Leste da Ilha
- Canasvieiras – Norte da Ilha
- Santo Antonio – Norte da Ilha
- Trindade – Oeste da Ilha
- Capoeiras – Sul do Continente
- Jardim Atlântico – Norte do Continente

Transporte Executivo

Farofinhas
Antigo nome dos lotações diferenciados, feito por micro ônibus durante as temporadas de verão em Florianópolis, eram autorizados para as praias da Ilha, estes micros em rotas estabelecidas pela Secretaria de Transportes para dar apoio ao sistema de transporte coletivo deficitário da década de 1990, os farofinhas foram substituídos pelos Amarelinhos, a tarifa era superior a do ônibus.

Amarelinhos
As lotações, chamados de Amarelinhos (transporte executivo diferenciado), que fazem rotas distribuídas por bairros e praias de Florianópolis (na Ilha e Continente), tem terminais distribuídos em calçadas do Centro de Florianópolis, as mesmas empresas de transporte coletivo fazem o transporte executivo, tem tarifa diferenciada proporcional a tarifa do coletivo comum.

Empresas de Ônibus

Municipais:
Canasvieiras – Atende linhas dos bairros e praias do Norte da Ilha.
Emflotur – Atende linhas dos bairros do Norte Continental.
Insular – Atende linhas dos bairros e praias do Sul da Ilha.
Limoense – antiga empresa que fazia as linhas – Saco dos Limões, Caieiras, Aeroporto, vendida para a Ribeironense.
Ribeironense – antiga empresa que fazia as linhas do Sul da Ilha e a linha Abraão do Continente, vendida para a Insular.
Trindadense – Atende as linhas dos bairros e praias do Centro e Leste da Ilha.

Empresa de Ônibus Mista (atende linhas municipais e intermunicipais):
Estrela – Atende as linhas dos bairros do Sul e Oeste do Continente, e o Sul do município de São José.

Intermunicipais:
Biguaçú – Atende as linhas do norte do município de São José e do município de Biguaçú, do município de Antonio Carlos e do município de Governador Celso Ramos.
Imperatriz – Atende as linhas do município de Santo Amaro da Imperatriz e do município de Rancho Queimado.
Jotur – Atende as linhas do município de Palhoça e do Sul do município de São José.
Paulo Lopes – Atende as linhas das praias do Sul do município de Palhoça e dos municípios de Paulo Lopes e Garopaba.
Santa Terezinha – Atende linhas do Oeste do município de São José e do município de São Pedro de Alcântara.

Mobiliário Urbano

Abrigos de Ônibus
Na administração da Prefeita Ângela Amin, os abrigos para pedestres houve uma padronização que não existia, e todos os pontos de parada receberam um abrigo coberto, em modelo padrão, com banco e fechamento lateral por motivo dos ventos fortes que eventualmente circulam pela cidade, verão quente, inverno frio.

Traslado

Os carros de alugueis
Onde estão todos aqueles carros de passeio a cavalo da Praça Fernando Machado.

Carros de Alugueis
Antigos coches puxados por cavalos que saiam da Praça Fernando Machado.

Táxis
Os Táxis de Florianópolis eram todos na cor branca, na administração da Prefeita Ângela Amin, os táxis continuaram brancos, mas com uma faixa quadriculada azul e branca e uma faixa lisa vermelha, cores do município.
Foram criados pontos padronizados, fixos especiais cobertos e fechados com bancos.

Intermunicipal e Estadual

Rodoviária de Florianópolis
Antiga estação, na Avenida Hercílio Luz com Avenida Mauro Ramos.

Terminal Rodoviário Rita Maria

Um comentário:

  1. Olá. O Ticen, com o atual sistema de transporte público de Florianópolis, foi inaugurado em agosto de 2003, como mostra a matéria: http://www1.an.com.br/ancapital/2003/ago/03/index.htm

    ResponderExcluir